quarta-feira, 8 de março de 2017

POR QUE PLANEJAR O CANTEIRO DE OBRAS?

O que é um Canteiro de Obras, como funciona e qual a importância de seu planejamento.


Definição do Canteiro de Obras
O Canteiro de obras pode ser entendido como a área de trabalho destinada à execução e apoio do processo de construção. No local são instalados espaços fixos e temporários, divididos entre instalações operacionais e de vivência.
Antes de iniciar a obra, o Canteiro deve ser definido pensando em que pontos devem estar localizadas tais instalações para que ele permaneça com a mesma configuração o maior tempo possível. Para tal, leva-se em conta como será o processo e método construtivo, a movimentação de máquinas e equipamentos, e o fluxo de trabalho e de materiais.



Áreas operacionais
As áreas operacionais são os espaços necessários para a construção, o que abrange desde sua execução em si até locais para depósito de materiais e cumprimento de funções administrativas, destacando-se:
* Portaria – exerce o controle de acesso do canteiro e guarda os EPIs;
* Escritório – recinto para locação dos funcionários que cuidam do acompanhamento do cronograma de obra e sua fiscalização a nível executivo;
* Almoxarifado – ambiente destinado ao armazenamento de materiais de volume reduzido;
* Depósito – local (a céu aberto ou não) para estocagem de materiais volumosos e de uso recorrente, como sacas de cimento, blocos cerâmicos e afins;
* Núcleos de execução – conforme o sistema construtivo empregado devem ser designadas áreas para manufatura/montagem de cada elemento de execução da obra, como área para concretagem, fabricação da argamassa, processamento e montagem do aço para armação estrutural, dentre outros;

Áreas de vivência
Por normativa, o Canteiro de Obras deve contemplar ainda áreas para uso dos funcionários, que estarão ligadas as suas atividades, sendo elas:
- Vestiário – equipado com armários e bancos;
- Instalações sanitárias – compostas por lavatório, vaso sanitário e mictório, devem ser feitas de forma segura, com distância adequada do posto de trabalho e número proporcional ao de funcionários;
Para obras de grande porte, o canteiro pode ainda necessitar de áreas de vivência como ambulatório, alojamento, áreas de lazer, refeitório, cozinha e lavanderia para uso de trabalhadores alojados.

Fases e Planejamento do Canteiro 
As Fases de execução de uma obra dividem-se basicamente em Inicial, Intermediária e Final. Na fase Inicial considera-se a movimentação de terras e em seguida a concretização das fundações. A partir daí passa-se para a fase intermediária, elencada como a de maior volume de produção, onde são executadas estrutura, vedações e instalações.
Finalmente, a fase Final abrange uma grande quantidade de serviços relacionados a aplicação de revestimentos e acabamento da obra.
O planejamento do canteiro de obras está diretamente relacionado às fases de execução. De acordo com o serviço a ser executado o canteiro necessita de adaptações que, com bom planejamento, ocorrem de forma contínua para alocar materiais, equipamentos e postos de trabalho. Para isso, a elaboração do layout do canteiro é fundamental. O projeto abrange ainda definições e cálculo de demanda das instalações elétricas, e plano para instalações sanitárias.

Vantagens de elaborar o Projeto de Canteiro de Obras
Além do projeto ser um requisito legal, juntamente a ART ou RRT de profissional da área, a elaboração de projeto para o Canteiro reflete em uma série de benefícios, como:
* Concessão de um fluxo de serviços e materiais contínuo;
* Redução do transporte de cargas e materiais através de layout eficiente;
* Diminuição de desperdícios de insumos e recursos da obra;
* Integração de todos os elementos da obra e maior controle de qualidade;
* Determinação prévia da demanda energética necessária para execução da obra considerando os equipamentos de maior relevância e suas condições de uso – gruas, betoneiras, iluminação e outros;
* Previsão de áreas flexíveis para atender a mudanças que possam ocorrer no decorrer da obra;
* Facilitação e melhoria das condições de trabalho;

Referências:
GOMES, Valtencir. O que é canteiro de Obras? 20??. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/projeto-e-implantacao-de-canteiro-de-obras/elementos-do-canteiro-de-obra>. Acesso em: 01 mar. 2017.

A importância do layout do canteiro de obras. 2015. Disponível em: <http://www.mobussconstrucao.com.br/blog/2015/07/a-importancia-do-layout-do-canteiro-de-obras/>. Acesso em: 01 mar. 2017.

Image: http://arcengenharia.com/blog/wp-content/uploads/2015/10/026092012045855pp-600x350.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário