Confira a importância da elaboração do Projeto Preventivo de Incêndio, quais os principais sistemas preventivos exigidos pelas Instruções Normativas e suas respectivas funções.
Por que elaborar um Projeto Preventivo?
A expressão popular "prevenir é melhor que remediar” nunca foi tão verdadeira quanto no sentido da prevenção de incêndios. Tão importante quanto saber combater um, planejar sua prevenção exige conhecimento em diversas áreas técnicas e atendimento de inúmeras normativas. A função de um projeto preventivo é a preservação da vida e do patrimônio, suprimindo ou atenuando o risco de um pequeno foco de incêndio se alastrar de forma catastrófica.
Instruções Normativas
No Brasil, cada estado possui um conjunto de Normas vigente que estabelece as condições e o grau de proteção contra incêndio para cada tipo de edificação. Conforme sua ocupação, área, altura e outros aspectos, as normas determinam quais os Sistemas Preventivos a serem empregados para protegê-la, e de acordo com o risco de incêndio que ela pode apresentar, quão rigorosos serão os critérios de dimensionamento destes sistemas.
Sistemas Preventivos de Incêndio
Existem diversos sistemas de prevenção e combate a incêndios que podem ser empregados em uma edificação. Alguns deles são mais populares e simples de serem utilizados, outros demandam maior infraestrutura, mas a determinação do uso de cada um é sempre compatível com a complexidade arquitetônica do local em que se insere.
Sistema de Proteção por Extintores
O extintor é um equipamento de combate ao princípio de incêndio, o que por definição, o torna o primeiro agente protetor em casos de sinistro. Qualquer edificação com mais de 50m² (exceto de uso residencial unifamiliar) precisa contemplar este sistema, prevendo o correto número de extintores, escolhidos considerando capacidade de extinção, tamanho e tipo.
Sistema de Saídas de Emergência
De acordo com o uso da edificação, número de pavimentos e usuários, é preciso calcular a quantidade e tamanho necessário de portas, corredores e escadas componentes da rota de fuga, para que em caso de sinistros possa ser realizada uma evacuação livre de riscos, protegendo a vida dos usuários.
Sistema de Iluminação de Emergência
Este sistema visa, em situações alarmantes, orientar a completa evacuação do local através da instalação de luminárias voltadas para as rotas de fuga. Para sua eficiência é preciso determinar a quantidade ideal de luminância, garantindo uma iluminação adequada e que não ofusque a visão.
Sistema de Sinalização para abandono de local
Também findado a orientar uma possível evacuação, o sistema é compostos principalmente por placas utilizadas para orientar os usuários – especialmente os que não estejam familiarizados com o local - a realizar um percurso seguro e o mais curto possível até a saída.
Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas
Em Santa Catarina, de acordo com as normas vigentes, o sistema é obrigatório para edificações com altura a partir de 20m, tendo por objetivo evitar ou minimizar danos decorrentes de descargas atmosféricas à edificação e equipamentos instalados em seu interior.
Sistema Hidráulico Preventivo
O Sistema Hidráulico Preventivo visa proporcionar o combate direto a focos de incêndio. É constituído por uma rede de tubulações que leva água da reserva técnica de incêndio até os hidrantes, onde podem ser empregadas mangueiras ou mangotinhos para liberá-la e apagar o fogo.
O correto dimensionamento e posicionamento das tubulações, bombas de pressurização, hidrantes, e demais equipamentos é determinante para que este sistema seja de fato eficiente – tendo função vital no combate a incêndios.
Sistema de Alarme e Detecção
Muito presente em Projetos Preventivos, o sistema é composto principalmente por equipamentos de detecção interligados a uma Central de Alarme. Quando identificam fumaça ou aumento de temperatura em algum ambiente, os detectores "sinalizam" para a Central que aciona o disparo de alarmes sonoros e visuais, objetivando primordialmente a evacuação do local.
Ao sistema ainda são atribuídas outras funções, como o acionamento de Bombas de pressurização e o monitoramento automático de ambientes e equipamentos. Para atender a todos os objetivos propostos, além dos detectores, fazem parte do sistema os acionadores manuais, sirenes, strobos e demais dispositivos.
Sistema de Chuveiros Automáticos
Pouco comum no Brasil, o Sistema de chuveiros automáticos - ou sprinklers – assim como o Hidráulico Preventivo utiliza uma rede tubulações, porém “seccionada” por diversos dispositivos que em caso de princípios de incêndio, liberam água sobre a área evitando que o fogo se alastre e em grande parte das vezes o extinguindo. Diversos estudos apontam este sistema como o mais eficiente para combate a incêndio.
Não apenas uma questão burocrática
Grande parte das construções necessita de um Projeto Preventivo de Incêndio, sendo necessário aprová-lo junto ao Corpo de Bombeiros para liberação do “Habite-se”, que autoriza o uso da edificação. O projeto também é cada vez mais requerido por diversas Seguradoras, como condição para o Seguro de equipamentos.
Muito mais do que o atendimento a aspectos legais ou contratuais, a elaboração de um Projeto Preventivo de Incêndio é na verdade um investimento para a segurança do imóvel e de todos os equipamentos e bens materiais que ele abriga, e principalmente uma garantia contra danos à saúde humana.
Referências:
Image: http://www.airduto.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/hidrante.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário