quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

POR QUE ELABORAR UM PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO?

Confira qual a importância de um projeto de climatização, como funciona um sistema de climatização split e quais os benefícios de garantir uma temperatura agradável para ambientes internos.


Transtornos desnecessários
Seja no ambiente de trabalho ou residencial, o conforto ambiental nunca foi uma prioridade tão grande quanto atualmente. Hoje, é muito comum realizar a compra de uma ou mais máquinas condicionadoras de ar para climatização de ambientes com uma simples avaliação visual.
Na maioria das vezes estes ambientes não estão preparados para receber este tipo de equipamento, acarretando em transtornos como quebra de paredes e pequenas reformas de modo não ordenado. Estes contratempos e gastos podem ser facilmente evitados através de um projeto de climatização. 



Porque elaborar um Projeto de Climatização
O projeto de climatização objetiva preparar todos os ambientes para o uso do sistema de refrigeração, considerando as necessidades de instalações elétricas e hidráulicas, melhor posição para utilizar os aparelhos, qual a potência das máquinas necessária para cada ambiente, dentre outros aspectos. Quando elaborado previamente a infraestrutura necessária é executada na obra junto às demais instalações, e com a edificação pronta basta instalar os equipamentos.
O modelo mais comum de equipamento condicionador de ar presente no mercado é o Split – um conjunto de máquinas formado sobretudo por evaporadora (unidade interna) e condensadora (unidade externa). 
Se na situação citada no início do texto, os ambientes contassem com pontos de espera para máquinas de climatização, a instalação poderia ser feita rapidamente colocando a evaporadora e a condensadora em lugares pré-determinados, conectando-as a rede elétrica e aos tubos de drenagem, e pronto! Tudo estaria funcionando de forma rápida, segura e eficiente, sem os transtornos de alterações construtivas e com menor custo.

O Ciclo da climatização
A refrigeração do ar ocorre num processo cíclico, desenvolvido entre as unidades condensadora e evaporadora. A condensadora é responsável pela troca de ar e ventilação do sistema de climatização. Instalada em uma parede externa da edificação e conectada à evaporadora através de tubos (normalmente embutidas nas paredes e/ou forros), sua função é transformar o fluído inicialmente gasoso em líquido, dando início à refrigeração. Este líquido circula entre as duas unidades, passando do estado líquido para o gasoso entre uma e outra.
A evaporadora transmite para o ambiente o ar frio “gerado” pelo fluído em estado líquido, ao passo que transfere seu calor para o fluído supracitado, o transformando novamente em gás para que ele “leve” a temperatura elevada para fora do local.

Climatização e saúde
O Projeto de Climatização é elaborado pensando as necessidades de cada ambiente, considerando a média de ocupantes, suas dimensões, fluxos e/ou aglomerações. Assim, garante uma climatização uniforme - evitando problemas como pontos frios e quentes num mesmo local, máquinas que não refrigeram suficientemente o ar e o superdimensionamento de máquinas causando desperdício de energia. Além disso, seu planejamento visa também facilitar a manutenção do sistema de filtragem, garantindo a qualidade e renovação do ar ao longo de toda a vida útil das máquinas.
Um ambiente homogeneamente climatizado trás ainda diversos benefícios para os usuários, já que temperaturas amenas refletem em mais eficiência intelectual e física em atividades cotidianas, no ambiente de trabalho e até mesmo durante o repouso.

Ambientes climatizados – uma necessidade contemporânea
Muito antes da existência das máquinas condicionadoras de ar, a arquitetura sempre buscou criar formas de tornar os ambientes mais agradáveis climaticamente, através de estratégias de condicionamento passivo. Com a vinda desta tecnologia, o uso do ar condicionado se tornou praticamente uma exigência dentro das construções. 
O condicionamento passivo pode ser extremamente eficiente, mas em regiões com altos índices de umidade e temperatura, somente este tipo de estratégia não garante condições agradáveis para o padrão atual, estabelecido pelo próprio uso destes sistemas.
O importante é pensar em eficiência - estabelecer estratégias de condicionamento através da arquitetura e aliá-las ao uso de climatização mecânica, que ainda será necessária, porém utilizada de forma mais consciente e econômica.

Referências                                     

COSTA, Diogo . O que é Condensadora e Evaporadora? Disponível em: <http://ultraservice.com.br/o-que-e-condensadora-e-evaporadora/>. Acesso em: 18 jan. 2017.
VOCÊ SABE a importância de um bom projeto de climatização? Disponível em: <http://zeon.com.br/voce-sabe-a-importancia-de-um-bom-projeto-de-climatizacao/>. Acesso em: 18 jan. 2017.
Image: http://www.cwbengenharia.com/wp-content/uploads/2015/07/projeto.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário