quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

DA ENTRADA DE ENERGIA À TOMADA - O QUE É UM PROJETO ELÉTRICO?

O que é um Projeto Elétrico, como é feita sua elaboração e quais suas vantagens.


Simplificando
O projeto elétrico consiste basicamente no planejamento das instalações elétricas de uma edificação, desde a entrada de energia, até cada ponto de utilização. Tais instalações são compostas por centenas de itens e produtos que carecem ser escolhidos e instalados adequadamente, para resultar num funcionamento correto e seguro para os usuários. 
Sendo assim, o projeto representa de forma técnica e ilustrativa como e quais destes componentes deverão ser utilizados.


De dentro para fora
O projeto inicia pelo lançamento de pontos de alimentação elétrica. Com o auxílio do Projeto Arquitetônico determina-se o posicionamento e quantidade de pontos de alimentação para atender aos equipamentos elétricos, considerando o layout interno e padrões normativos e sensoriais. Para cada ponto é determinada uma potência específica, e a soma de potências de cada um gera a “Potência Instalada”.
A partir da Potência Instalada, dimensionam-se os disjuntores e demais equipamentos de proteção e segurança para projetar cada um dos Quadros de Distribuição (QDs) – que organizam as instalações por ambientes ou setores, propiciando maior segurança e facilitando processos de manutenção ao longo do tempo. 
Após, é feito o planejamento para distribuição interna. Partindo de determinado QD é distribuído o cabeamento elétrico para que chegue às tomadas – estabelecendo o uso de eletrodutos, eletrocalhas, conduletes, ou outros materiais necessários e considerando percursos, fixações, e demais aspectos construtivos. 
Por fim, é definida a Demanda de Consumo da edificação através da soma de potência de cada quadro. Com a demanda definida e a distribuição interna realizada, são estabelecidos critérios técnicos para o projeto, como o tipo de entrada de energia (monofásica, bifásica ou trifásica), bitola do cabeamento, dimensionamento do aterramento, dentre outros.

As vantagens de planejar
Infelizmente, é muito comum no Brasil encontrar problemas em imóveis, mesmo (e talvez principalmente) recém-construídos. Por exemplo, quando o morador acaba de se mudar e vai instalar o Rack com TV, som, receptor, modem de internet, ou outros dispositivos, e só dispõe de uma tomada na parede. Ou então, na hora de instalar um lustre ou arandelas e não existem pontos elétricos nem caixas de espera para alimentá-los. 
O que fazer? A solução para tais conflitos acaba sendo bem mais dispendiosa e “transtornante” do que deveria, e essas são situações que poderiam ser facilmente evitadas através do Projeto Elétrico.
Para realizar a distribuição interna, o projeto elétrico sempre considera o layout arquitetônico – que representa qual será a disposição dos móveis e equipamentos. Deste modo, o número de tomadas, pontos para iluminação e congêneres, são pensados para atender às necessidades ali expostas, e prevendo também possíveis adaptações e modificações. 
Isso reflete na segurança da edificação, já que em resposta à situações como as anteriormente citadas muitos moradores utilizam “benjamins”, extensões elétricas e outras ferramentas que deveriam ser provisórias de forma permanente, o que pode danificar as instalações, causar curtos circuitos e outros acidentes.
Cada um no seu quadrado
É importante destacar que o cabeamento e infraestrutura de telefonia, alarme e similares deve ser feito de forma completamente separada às instalações elétricas. Isso garante segurança e melhor organização das instalações em toda a edificação. O planejamento desta “infra” fica a cargo do Projeto de Comunicação.

Instalação Elétrica é coisa séria
Um bom projeto deve contemplar um sistema elétrico que, além de funcional, seja seguro aos usuários e também aos equipamentos. Para tal, fomenta aspectos importantíssimos baseados nos cuidados de instalação e atendimento às normas vigentes, como a proteção contra curtos, aterramento, e isolação elétrica e térmica.
Vale lembrar que o menor descuido com as instalações elétricas pode levar a danos materiais e até mesmo riscos à vida. Por isso, a elaboração do Projeto Elétrico é garantia de proteção e ausência de perigo.

Referências:
MIGUEL, Vinícius. Segurança em Projetos Elétricos. 2014. Disponível em: <http://blog.fazedores.com/seguranca-em-projetos-eletricos/>. Acesso em: 16 dez. 2016.
EW7 BLOG. A importância do projeto elétrico residencial. 2017. Disponível em: <http://blog.ew7.com.br/index.php/mercado-de-trabalho/113-a-importancia-do-projeto-eletrico-residencial-para-o-profissional-da-area-eletrica>. Acesso em: 02 jan. 2017.
Image: http://www.eletroenergia.com.br/wp-content/uploads/2015/10/projeto-eletrico-img.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário