quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O USO DO SOL – ENERGIA TÉRMICA OU ELÉTRICA?

Confira qual a diferença entre a geração de energia térmica e elétrica através da luz do sol, quais os equipamentos necessários para cada tipo de geração, e principais cuidados e vantagens de cada sistema


Esclarecendo termos e sistemas
Fonte de energia renovável, o uso da incidência da radiação solar vem sendo estudado e difundido nos últimos anos como uma fonte de geração de energia térmica e elétrica. Mas qual a diferença entre estes dois tipos de energia?
Ambas formas de energia limpa e sustentável, possuem diferentes funções e resultados, bem como necessitam de equipamentos distintos para serem geradas – os Aquecedores Solares e os Painéis Fotovoltaicos. 



Painéis Fotovoltaicos
Nos sistemas Fotovoltaicos são utilizados painéis que podem captar a radiação solar diretamente ou de forma difusa. A produção da energia elétrica se dá através da absorção e interação dos fótons de luz pela célula fotovoltaica, estimulando a movimentação de elétrons dos materiais semicondutores que o compõem e originando a corrente elétrica. A energia pode ser armazenada em baterias para posterior utilização ou atrelada à rede elétrica pública. A quantidade gerada é facilmente mensurável, podendo ser medida em Kw. No caso de conexão com a rede pública é necessária a instalação de um Relógio Bidirecional, que envia a energia obtida com os painéis para a rede, ao passo que também recebe a energia do sistema público para alimentação dos pontos elétricos da edificação.

Aquecedores Solares
Equipamento relativamente simples, o aquecedor ou coletor solar possui função exclusiva de aquecer a água. Composto basicamente por tubulações instaladas sobre uma lâmina – ambos em cobre – e revestido por vidro, o aparato com formato similar a um painel é caracterizado como um coletor da radiação solar, que a converte em energia térmica através de princípios de condutividade. Por meio do calor interno gerado a água aquecida enquanto passa pelas tubulações. É difícil parametrizar os ganhos com este tipo de sistema, mas é nítida a economia de energia elétrica que ele gera levando em conta a diminuição do uso de chuveiros e outros dispositivos elétricos para aquecimento de água.



Cuidados e condicionantes
No Hemisfério Sul, tanto os Painéis Fotovoltaicos quanto os Aquecedores Solares devem ser orientados de frente para o Norte, para que os equipamentos produzam energia de forma eficiente.  Sob esta condição, aliada a um dia de céu limpo, os equipamentos operam com 100% de sua capacidade, sendo evidente que dias nublados e chuvosos diminuem este percentual. 
Observa-se ainda que para os Aquecedores Solares deve-se considerar também o clima do local – por se tratar de um dispositivo de aquecimento passivo, regiões frias podem influenciar negativamente no processo de aquecimento, sendo mais indicado utilizar o sistema em regiões onde a temperatura média anual seja elevada.

Quando escolher cada tipo de sistema
Pode-se dizer que a implantação de um Sistema Fotovoltaico para geração de energia tem alto custo de instalação. No Brasil ele é permitido realizando uma compensação com a rede elétrica, o que significa que a energia gerada é “abatida” da consumida junto à prestadora. Portanto, o uso do Relógio Bidirecional (citado anteriormente) torna-se obrigatório.
Em casos onde se produz mais energia do que a edificação demanda é gerado um crédito cumulativo para a unidade consumidora. Por isso, apesar do investimento inicial elevado, é possível recuperá-lo a longo prazo e após isso reduzir drasticamente os gastos com energia elétrica, uma vez que a geração pode ultrapassar o consumo.
O sistema de Aquecedores Solares por sua vez tem um custo de instalação reduzido, sendo muito aplicado a edificações uni ou multifamiliares voltadas a habitação social. Isso porque possibilita uma diminuição no consumo de energia elétrica, fazendo uso de uma ferramenta sustentável e adequada as condições financeiras dos moradores. 
Porém, ressalta-se que nada impede que seja utilizado em edificações “comuns”, com investimentos do próprio usuário - já que o custo de instalação é recuperado a médio prazo pela energia economizada.

Referências                                     
SCHWENGBER, Mara . Aquecimento Solar X Eletricidade Solar. Disponível em: <http://www.solledenergia.com.br/11/aquecimento-solar-x-eletricidade-solar>. Acesso em: 11 jan. 2017.
PAINÉIS Solares: saiba a diferença entre térmicos e foltovoltaicos. Disponível em: <https://www.hagah.com.br/roteiros/paineis-solares-saiba-a-diferenca-entre-termicos-e-fotovoltaicos>. Acesso em: 11 jan. 2017.
NEOSOLAR. Energia solar fotovoltaica: saiba a diferença entre térmicos e foltovoltaicos. Disponível em: <http://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/energia-solar-fotovoltaica>.Acesso em: 11 jan. 2017.
Images:
http://www.canalbioenergia.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Energia-Solar2.jpg
http://www.bonde.com.br/img/bondenews/2014/10/img_1_32_7658.gif
http://multeletro.net.br/wp-content/uploads/instala%C3%A7%C3%A3o-aquecedor-solar1.jpg

Um comentário:

  1. Quero compartilhar um testemunho de como o serviço de financiamento da Le_Meridian me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar essa empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seus negócios project.the empresa está financiando empresa. Qualquer pessoa que procure apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com ou lfdsloans@lemeridianfds.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir