quarta-feira, 30 de novembro de 2016

POR QUE ELABORAR UM PROJETO ARQUITETÔNICO?

O que é um Projeto Arquitetônico, qual sua utilidade e porquê ele é fundamental.


Do abstrato ao palpável
O início da uma construção, seja da casa dos sonhos ou de um almejado empreendimento, inicia sempre pela ideia. O futuro proprietário começa a imaginar tudo que pode ser feito, como pode ser feito, que aparência deverá ter. Mas como representar essas ideias para que tudo que está no imaginário possa se tornar real? A resposta está no Projeto Arquitetônico. 



Propondo soluções
O objetivo do projeto é planejar como será construída uma edificação. Aliando funcionalidade, segurança e estética, abrangendo diversos aspectos que em sua totalidade compõem o projeto na íntegra, sendo eles:

Forma e Ocupação do terreno 
Após a escolha do local, é preciso analisar os mais diversos condicionantes que ele apresenta, por exemplo: quais as leis que a ele se aplicam (índices de aproveitamento do solo, recuos frontais e laterais, altura máxima permitida, e outros), quais as interferências que ele sofre em relação as edificações vizinhas, qual a melhor posição para os acessos e aberturas visando aproveitar a luz e ventilação naturais, dentre outros aspectos que somados integram o “Estudo de Implantação”.

Programa de Necessidades
Paralelamente às definições do Estudo de Implantação é preciso também determinar quais e quantos ambientes serão necessários para edificação, conforme as necessidades do proprietário ou de uso. Esse Programa auxiliará no Pré-dimensionamento da edificação, possibilitando mensurar a metragem mínima a ser atingida e dividindo-a, conforme o caso, em um ou mais pavimentos.

Funcionalidade
Por conseguinte ao estudo de implantação e pré-dimensionamento, se inicia a elaboração do projeto. Resumidamente, é possível dizer que o projeto define a melhor disposição e tamanho para os ambientes, bons fluxos de circulação, dimensões de portas e janelas, materiais a serem utilizados, localização de pontos elétricos e hidráulicos importantes, dentre outros aspectos.
Estas definições devem sempre ser feitas de acordo com as normas vigentes, sendo fundamentais para propiciar segurança e conforto. Por exemplo, o correto dimensionamento de janelas garante adequada ventilação e iluminação dos ambientes internos; o uso dos materiais apropriados, como o piso antiderrapante em áreas molhadas ou materiais isolantes de som e calor, garantem que a edificação oferecerá segurança e conforto aos usuários.

Especificidades
Algumas edificações necessitam de cuidados específicos, como instalações sanitárias acessíveis para cadeirantes, tratamento acústico em ambientes como estúdios de gravação ou auditórios, dentre outros. Estes cuidados devem estar previstos no Projeto Arquitetônico, sempre que imperativo. 

Estética
Por fim, é função do Projeto Arquitetônico, compor a volumetria da edificação, determinando materiais e padrões estéticos que trarão uma identidade visual agradável e que se harmonize com a vizinhança.

Um ponto de partida
Partindo das definições do Projeto Arquitetônico é importante que sejam elaborados os Projetos de Engenharia – Estrutural, Elétrico, Hidrossanitário, de Climatização, e outros. Estes garantirão que todas as instalações da edificação sejam seguras e adequadas ao que foi planejado.

Quanto custa?
A elaboração do Projeto Arquitetônico é também uma aliada para a realização de um pré-orçamento e organização do cronograma de obra, o que pode dar um panorama do valor total a ser investido para a construção. Estima-se que o custo da elaboração do Projeto Arquitetônico seja aproximadamente 5% do valor total da obra.

Fazendo diferença
Elaborar um Projeto Arquitetônico pode até onerar em um pouco mais de gasto para sua obra, mas em grande parte das vezes, ele gera também economia, já que minimiza erros e retrabalhos durante e execução. 
Com um mesmo valor você pode construir com ou sem projeto, uma edificação do mesmo tamanho: sem projeto ela estará sujeita a erros de dimensionamento e funcionalidade, estética mal elaborada e outros problemas, enquanto uma edificação com projeto arquitetônico muito provavelmente oferecerá espaços adequados às atividades a serem ali desenvolvidas, maior conforto, segurança e estética agradável.
É evidente que uma edificação que tenha essas qualidades será muito mais valorizada dentro do mercado imobiliário.

Referências:
REFORMA FÁCIL. Redação. A Importância do Projeto Arquitetônico. Disponível em: <http://reformafacil.com.br/arquitetura/a-importancia-do-projeto-arquitetonico/>.Acesso em: 24 nov. 2016.
PROJETO Arquitetônico. Disponível em:<http://www.edifique.arq.br/nova_pagina_3.htm>. Acesso em: 24 nov. 2016.
RIBACZ, Rafael Ramos. A importância do projeto arquitetônico. Disponível em:<http://www.edifique.arq.br/nova_pagina_3.htm>. Acesso em: 24 nov. 2016.
Imagem: http://www.rochedoengenharia.eng.br/servicos/projeto-arquitetonico-sorocaba.php

Um comentário:

  1. se eu pudesse viveria tendo ideias e um arquiteto representando essas ideias

    ResponderExcluir