quarta-feira, 9 de novembro de 2016

MITOS E VERDADES SOBRE O USO DE SPRINKLERS

O que são sprinklers, quando sua instalação é necessária e alguns mitos e verdades sobre o sistema. 


O que são Sprinklers?
Também chamados de chuveiros automáticos ou pulverizadores automáticos, são dispositivos que se conectam através de uma rede de tubulações de água e que quando acionados atuam em sua aspersão. Os modelos mais utilizados de sprinklers possuem um bulbo de vidro sensível ao calor, que opera como uma tampa evitando o escoamento da água. Quando o ambiente atinge determinada temperatura, relacionada à presença de fogo, o bulbo se rompe e libera a água, a fim de evitar a propagação das chamas.
Muitas vezes exigido pela Norma do Corpo de Bombeiros Militar ou por Seguradoras, o sistema de sprinklers deve ser dimensionado de acordo com as necessidades e características da edificação, priorizando sempre a segurança dos usuários e levando em conta a evasão de perdas materiais. Por isso, a elaboração de projeto específico de sprinklers é fundamental.
Existem diversos tipos de sistemas de Sprinklers, como os de dilúvio, tubulação seca, pré-ação, spray de água, água de espuma, e outros. A escolha do tipo de sistema ideal para um ambiente vai depender principalmente dos elementos e equipamentos em seu interior, e do risco que o fogo representaria no local.

Desmistificando o assunto
No Brasil, os chuveiros automáticos são pouco utilizados se compararmos com outros países, como Estados Unidos e Inglaterra. Por esse motivo, pouco se conhece sobre o assunto, o que gera diversas polêmicas (e até certa recusa) quanto a sua instalação e funcionamento. Vamos agora esclarecer os principais pontos de discussão a respeito.

“O sistema de sprinklers tem custo extremamente elevado.”
Parcialmente verdade. Hoje em dia existem sistemas simplificados que podem ser instalados até mesmo em residências. Eles operam de modo a consumir o mínimo de água possível (até 10 mil vezes menos em comparação com uma intervenção feita pelo Corpo de Bombeiros) e de forma extremamente pontual. Mas é evidente que para cobrir grandes áreas é necessário uma grande quantidade de pulverizadores, além de considerável infraestrutura, por isso o custo de instalação dos equipamentos pode ser bem alto.

“É um dos sistemas mais eficientes para controle de focos de incêndios.”
Verdade. O objetivo do sistema é evitar a propagação de chamas. O sprinkler é normalmente acionado automaticamente pelo princípio de incêndio, atuando especificamente em seu foco, reduzindo as chances do fogo se espalhar e - na maioria das vezes - o extinguindo por completo. 

“O acionamento dos sprinklers pode onerar em perdas e danos de equipamentos.”
Mito. Inicialmente, os sprinklers operavam apenas por sistemas de dilúvio – onde quando o fogo é detectado todos os bicos são liberados, e a água é escoada por todo o ambiente. Muitas vezes o contato com a água danificava equipamentos e bens que não haviam sido prejudicados pelo fogo. Atualmente porém,  em sistemas modernos, o acionamento dos sprinklers ocorre somente próximo ao foco de incêndio, fazendo com que a água só atinja áreas já consumidas pelo fogo e evitando danos indiretos. 

“Um único bico de sprinkler pode controlar um incêndio sozinho.”
Verdade. Nos EUA estatísticas comprovaram que, em um período de 10 anos, 28% dos incêndios foram controlados por um único sprinkler.

“Sprinklers podem salvar vidas.”
Verdade. Os sprinklers impedem o rápido alastramento do fogo, assegurando um maior tempo e oportunidade para evacuação do local e mobilização e ação do Corpo de Bombeiros. De fato, a proteção por sprinklers é garantia de aumento na segurança de forma exponencial.


Referências:
COSTA, Sônia. Precisamos de sprinklers?: Saiba como funcionam e para que servem. 2015. Disponível em: <http://www.mais-seguranca.pt/blog/rede-de-incendio/sprinklers/>. Acesso em: 09 set. 2016.
Zimmex Equipamentos de Segurança. Quais as vantagens dos Sprinklers? 2015. Disponível em: <http://www.zimmex.com.br/blog/index.php/quais-as-vantagens-dos-sprinklers/>. Acesso em: 09 set. 2016.
Instituto Sprinkler Brasil. Por que Sprinklers?: Ser vulnerável a incêndios é uma opção. Disponível em: <http://www.sprinklerbrasil.org.br/sprinkler/>. Acesso em: 09 set. 2016.




Nenhum comentário:

Postar um comentário