O que é, qual a importância do projeto
de compatibilização e quais seus benefícios para execução de obras.
Antes de construir, é necessário planejar. A construção de qualquer tipo de edificação carece primeiramente da elaboração de diversos projetos: topográfico, arquitetônico, estrutural, elétrico, hidrossanitário, de climatização, e outros. São diversos projetos para uma única construção. Então, como conciliá-los? A resposta está no Projeto de Compatibilização.
O Projeto de Compatibilização nada mais é do que a representação técnica da integração de todos os sistemas e instalações projetados para um edifício. Em síntese, trata-se de mais um projeto para unir todos os outros.
Por que compatibilizar é importante?
O principal objetivo do Projeto de Compatibilização é resolver os conflitos entre projetos para reduzir, ou mesmo eliminar, problemas na execução da obra, que geram despesas extras, desperdício de materiais, de mão de obra e de tempo. Por exemplo: Em uma obra, os funcionários começam a realizar a instalação de tubulações quando uma delas, que “caminha” na horizontal, encontra com uma viga de concreto. O problema pode ser solucionado, mas inevitavelmente acarretará em custo extra e horas a mais de trabalho. A situação poderia ter sido facilmente evitada através do Projeto de Compatibilização, que detectaria o conflito e poderia prever um desvio da tubulação ou furações na viga.
Como é feita a compatibilização de projetos.
O processo de compatibilização é feito através da sobreposição de quantos projetos forem necessários para uma obra. Essa sobreposição pode ser feita das seguintes formas:
- Compatibilização manual: Pouco utilizada e menos eficiente, trata-se da justaposição dos desenhos de projeto impressos, para detecção de possíveis problemas de execução a olho nu.
- Compatibilização através de softwares 2D ou 3D: Bastante utilizada, é uma forma de comparação entre projetos mais rápida, porém ainda limitada à análise visual de um projetista. Os softwares de desenho 2D ou 3D permitem visualização do projeto com mais detalhes e de forma ilustrativa.
- Compatibilização através de softwares BIM: Uma forma relativamente nova de compatibilização e altamente eficiente, os softwares BIM parametrizam os dados de projeto, de modo que não é feito apenas um desenho de representação, e sim uma modelagem virtual da edificação. Os programas tem a capacidade analítica de detectar de forma automatizada convergências entre os projetos, antecipando quaisquer dificuldades.
Quem elabora Projetos de Compatibilização?
Os Projetos de Compatibilização são de competência tanto de Engenheiros quanto de Arquitetos. Muitas vezes, o proprietário contrata várias empresas diferentes para desenvolver os projetos de arquitetura e engenharia, e uma delas (ou mesmo uma terceira) fica responsável pela compatibilização. Assim, a responsável pela compatibilização encontra certas dificuldades que podem interferir na eficiência do Projeto de Compatibilização, como configurações de desenho e arquivos sem padronização, metodologias diferentes aplicadas pelos diversos profissionais envolvidos, e outros itens que comprometem a unicidade do projeto.
Por isso, pode-se dizer que quando todos os projetos são elaborados por uma mesma empresa, o Projeto de Compatibilização ganha mais qualidade, já que todos os profissionais seguem a mesma metodologia e padronização.
A Compatibilização de Projetos em números.
Segundo profissionais da área, o Projeto de Compatibilização pode representar um investimento de até 1,5% do valor da obra. Esse investimento, porém, é recompensado através da diminuição direta de 5% a 10% das despesas com a execução. Indiretamente, o Projeto também proporciona considerável redução do desperdício de materiais e tempo gasto no canteiro de obras com retrabalhos.
Referências:
SANTOS, Altair. Compatibilizar projetos reduz
custo da obra em até 10%. 2013. Disponível em:
<http://www.cimentoitambe.com.br/compatibilizar-projetos-reduz-custo-da-obra-em-ate-10/>.
Acesso em: 22 set. 2016.
GONÇALVES JUNIOR, Francisco. Os processos de compatibilização de projetos na construção
civil. 2016. Disponível em:
<http://maisengenharia.altoqi.com.br/bim/os-processos-de-compatibilizacao-de-projetos-na-construcao-civil/>.
Acesso em: 22 set. 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário