Conheça a Alvenaria Estrutural, como funciona o sistema construtivo e quais suas vantagens e desvantagens.
Uma construção autoportante
O termo “alvenaria estrutural” refere-se a um sistema construtivo onde as paredes exercem o papel não apenas de vedação, mas também de estruturação do edifício, suportando a carga das próprias paredes e demais elementos, como lajes, telhados, mobiliário, e outros.
Introduzida no Brasil na década de 60, atualmente a Alvenaria Estrutural é amplamente utilizada, especialmente para construção de residências e prédios habitacionais de pequeno porte (até 04 pavimentos).
Foto: Divulgação. |
Construindo com alvenaria estrutural
O sistema construtivo é basicamente composto por blocos de concreto ou cerâmica, vazados e assentados regularmente com argamassa. Quanto à função estrutural, divide-se 02 tipos:
- Alvenaria Estrutural não Armada: não apresenta pilares e vigas, apenas a união dos blocos gera a estabilidade estrutural necessária.
- Alvenaria Estrutural Armada: Nos pontos críticos, como as quinas e apoios de lajes, é utilizada armadura entre os vazios dos blocos, envolvidas por graute, para garantir a absorção dos esforços e tornar a edificação estável.
É importante destacar que para garantir a estabilidade estrutural do sistema todos os blocos devem ser bem assentados, sem que hajam quebras ou rachaduras. Por isso, o projeto da edificação deve prever utilização dos blocos apresentando medidas compatíveis com suas dimensões, o tornando um módulo básico na concepção espacial.
Instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias
Os vazios verticais configurados pela conformação dos blocos não apenas diminuem a necessidade de argamassa para assentamento, mas tem como função fundamental permitir a passagem de tubos, eletrodutos e demais infraestruturas de instalações sem comprometer a própria integridade.
Vantagens e Desvantagens do sistema construtivo
O emprego da alvenaria estrutural na construção civil resultado em uma série de benefícios, como:
– Fácil execução;
– Técnica executiva simplificada;
– Facilidade de treinamento da mão-de-obra;
– Organização do processo de produção;
– Integração com os sistemas de instalações elétricas e hidrossanitárias;
– Redução nas formas, consumo de aço e concreto;
– Menor geração de resíduos e redução do desperdício de materiais;
– Redução de cerca de 30% do custo total da obra (levando em conta a diminuição do desperdício, menor necessidade de insumos e materiais);
Por outro lado, a alvenaria estrutural tem por conseguinte alguns aspectos negativos, principalmente a restrição indireta de futuras mudanças, intervenções e ampliação da edificação - já que não é possível alterar paredes sem prejuízo da estabilidade do prédio.
Referências:
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=7&Cod=1927