quarta-feira, 1 de março de 2017

PROJETO ESTRUTURAL - SEGURANÇA E RACIONALIZAÇÃO PARA A OBRA

O que é um Projeto Estrutural, quais seus objetivos e vantagens de sua elaboração.


O que é preciso saber para elaborar um Projeto Estrutural?
O projeto estrutural consiste na determinação e dimensionamento dos elementos portantes de uma edificação, ou seja, elementos que suportarão o peso da própria construção e as demais cargas, oriundas de mobiliário, equipamentos específicos e ocupação de público. Geralmente, estes elementos se dividem principalmente entre fundação, pilares, vigas e lajes. 
A definição do tipo de estrutura e tipo de fundação obedece a uma série de condicionantes, dentre eles o layout arquitetônico, características morfológicas e topográficas do terreno, características das edificações vizinhas, dentre outros.



Segurança da Fundação à Cobertura
Sabendo-se quais as cargas solicitantes para a estrutura (conforme tipo de telhado, peso próprio da construção, e outros condicionantes) um Projeto Estrutural bem elaborado objetiva criar uma estrutura que trabalhe de maneira homogênea, sem que hajam pontos de sobrecarga. Visa ainda adotar a melhor solução para a distribuição das cargas solicitantes e garantir a integridade da estrutura e da edificação. A determinação das cargas e como se distribuem na estrutura é fundamental também para escolher o tipo de fundação mais apropriado, aliando-se estas informações ao tipo de solo e perfil do terreno.

Danos evitados
Resultando em uma estrutura harmônica e segura, a elaboração do Projeto Estrutural evita diversas patologias infelizmente muito comuns em construções, como trincas e fissuras no reboco, afundamento de piso, queda de revestimentos, e outros. O mais importante é que o projeto garante uma estrutura segura, eliminando riscos de desabamentos e outros acidentes que possam causar prejuízos patrimoniais e à vida dos usuários.

Estrutura x Instalações 
A elaboração do Projeto Estrutural é fundamental também para o desenvolvimento de outros projetos, como o elétrico e o hidrossanitário. É imperativo preservar a integridade de todo e qualquer tipo de estrutura e por isso as instalações hidrossanitárias e elétricas devem ser planejadas de forma não confrontante com vigas, pilares, ou outros elementos portantes. Quando não existe alternativa além de “cortar” um destes elementos, é papel do Projeto Estrutural prever furações para sua passagem, de modo que elas não interfiram na segurança que o corpo estrutural deve oferecer.

Planejamento e Economia
Além da evidente segurança que o cálculo estrutural proporciona, sua elaboração tem outras vantagens, como a minimização de conflitos entre estrutura e tubulações - que geram retrabalhos e prejuízos de tempo e dinheiro – redução das possibilidades de aparecimento de patologias e possível encurtamento no tempo de execução da obra.
Este encurtamento é possível graças ao lançamento de diretrizes para o cronograma de obra possibilitado pelo projeto. De acordo com o tipo de estrutura escolhido, planeja-se o tempo de execução e quais suas etapas. Proporcionalmente, a exigência por sistema de rápida execução tem que ser pensada durante a elaboração do projeto, pois pode interferir na resistência dos materiais utilizados e em outros aspectos. Estas informações, aliadas ao planejamento da execução de alvenarias, vedações, e instalações, garantem uma obra mais eficiente e econômica.
Muitas construções feitas sem Projeto Estrutural têm suas estruturas superdimensionadas, o que aumenta consideravelmente os gastos com materiais. Os quantitativos gerados com o projeto demandam a quantidade de material realmente necessária para a edificação, evitando gastos com materiais desnecessários e desperdícios.

Referências:
KOERICH, Rodrigo. Quais informações preciso para começar um projeto estrutural? 2015. Disponível em: <http://maisengenharia.altoqi.com.br/estrutural/quais-informacoes-preciso-dispor-para-comecar-um-projeto-estrutural/>. Acesso em: 25 fev. 2017.

RODRIGUES, Elyzia. A importância do projeto ou cálculo estrutural. 2015. Disponível em: <http://www.dicadaarquiteta.com.br/2015/09/a-importancia-do-projeto-ou-calculo.html>. Acesso em: 25 fev. 2017.

Image: http://www.marcioferreiraprojetos.com.br/principal/images/Imagens_Site/Artigos/projeto_estrutural/estrutural-site-802964.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário