quarta-feira, 19 de abril de 2017

PROJETO HIDROSSANITÁRIO – INSTALAÇÕES SEGURAS E CONSUMO EFICIENTE

O que é um Projeto Hidrossanitário, qual sua importância e suas vantagens para a execução de obras.


Por que elaborar um Projeto Hidrossanitário?
O Projeto Hidrossanitário visa planejar a instalação do conjunto de canalizações, aparelhos, peças e acessórios que formam o sistema hidráulico-sanitário, que propicia desde o suprimento de água limpa até o afastamento de águas servidas ou pluviais. Um projeto bem elaborado garante a funcionalidade no uso destas instalações, evitando problemas como falta de pressão, de vazão ou manifestação de mal cheiro oriundo de ralos e afins.

Foto: Divulgação.
Compreensão do projeto
O Projeto Hidrossanitário completo pode ter várias abrangências, a depender de seu escopo. Sinteticamente, se divide em quatro itens: 
* Instalações de água fria: Destinadas a alimentação dos equipamentos hidráulicos (torneiras, chuveiros, e outros) o projeto apresenta o dimensionamento e especificação de toda a rede de fornecimento dentro da edificação e em seus arredores, elencando ainda os materiais e elementos apropriados.
* Instalações de água quente: Remetidas ao suprimento de água em pontos específicos, vão desde o ponto de aquecimento de água (painéis solares, aquecedores a gás, ou outros) até sua chegada em torneiras e chuveiros. A canalização específica para água quente deve ser planejada visando eficiência do sistema, para que a água chegue na temperatura certa. 
* Instalações de esgoto sanitário: Além de planejar as instalações e encanamentos que irão conduzir águas servidas, devem ser projetadas de modo a impedir o retorno destas águas nas canalizações de alimentação dos aparelhos, e a entrada de gases de esgotos, roedores ou insetos no prédio.
* Instalações de águas pluviais: Planejamento da infraestrutura para captação e redirecionamento da água da chuva – coletores de água, calhas e condutores, tubulações e reservatórios (quando se deseja armazená-la).
Dentro do âmbito de cada projeto são contemplados cálculos e estimativas, como de demanda de água (quente ou fria), dimensionamento de reservatórios e bombas, caixas de esgoto, fossas sanitárias, dentre outros.

Eficácia no consumo e sustentabilidade
Além de garantir que as instalações hidrossanitárias atendam aos critérios normativos e a demanda de água e esgotamento gerada pelos usuários, o projeto hidrossanitário inclui ainda o planejamento de sistemas de reaproveitamento de água. Existem diversos tipos de sistemas de aproveitamento, sendo mais comum o de águas pluviais. Apesar de exigir um investimento inicial relativamente alto, reduz significativamente o consumo de água tratada, dando retorno financeiro à longo prazo, sendo ainda uma prática altamente sustentável.

Vantagens
A elaboração do Projeto Hidrossanitário corrobora em uma série de benefícios para o processo de construção e o uso da edificação executada: 
- Planejamento e execução das instalações dentro das Normas, garantindo a segurança do sistema;
- Possibilidade de dimensionamento personalizado, atendendo melhor as necessidades do cliente e dos usuários;
- Posicionamento correto dos pontos de consumo, em compatibilização com o planejamento arquitetônico;
- Devido ao Projeto incluir lista detalhada de materiais para orçamento, evitam-se sobras e desperdício na obra;
- Redução no tempo de execução das instalações na obra, bem como em seu custo, já que o projeto determina com grande precisão os materiais necessários, e instrui de forma ilustrativa como devem ser feitas as instalações;
- Facilidade em eventuais manutenções possibilitada com o arquivamento do projeto;

Referências:
PADILHA E RIBEIRO. Projeto Hidrossanitário, Soluções em Engenharia, Empreendimentos, obras e serviços. Disponível em: <https://www.padilharibeiro.eng.br/hidrossanitario> Acesso em: 12/04/2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário