Entenda o que é um Projeto As Built, como se classifica, e qual a importância de sua elaboração.
Caracterização do termo
A expressão "as built" vem do inglês e traduz-se em "como construído". Os projetos As Built consistem no levantamento de todas as dimensões e características pertinentes de uma edificação e/ou de suas instalações, posteriormente transformadas em representações técnicas (plantas, cortes, fachadas, e outros). Conforme as mais diversas áreas de Engenharia, o As Built pode ser classificado em diversos tipos, como segue abaixo.
As Built Arquitetônico
Levantamento de uma edificação abarcando áreas internas e fachadas. Neste tipo de As Built, além da representação das áreas dos ambientes considerando medidas e geometria, são verificados dimensões e aspectos relativos aos materiais que compõem a construção – estrutura, alvenarias, vedações, esquadrias, revestimentos de piso, parede e forros, elementos de cobertura e telhado.
As Built Elétrico
Trata-se da verificação das instalações elétricas da edificação. Neste tipo de As Built se analisa a distribuição dos circuitos, visando identificá-los de forma correta junto aos quadros de distribuição e se a demanda instalada é compatível com a ofertada. Para isso, apura-se a disposição e organização dos elementos que compõem as instalações elétricas – eletrodutos, eletrocalhas, perfilados, conduletes, cabeamento, dentre outros – e também a localização e quantidade (em número e potência) dos pontos de alimentação.
O As Built Elétrico engloba também informações relativas ao padrão de entrada de energia, medição, e quando for o caso, geração e transmissão.
As Built Hidráulico
Levantamento que objetiva verificar as instalações hidráulicas de uma construção. A infraestrutura hidráulica é divida em diversos conjuntos de instalações – de água fria, água quente, captação pluvial, esgoto, dentre outras. O As Built Hidráulico deve identificar quais elementos (tubos, junções, caixas de passagem, calhas e congêneres) constituem separadamente cada um destes conjuntos, unindo estas informações em projeto para compor o sistema hidráulico por completo.
O projeto ainda discrimina o posicionamento e medidas de cada uma das tubulações, identificação de ramais principais e “percursos” da água fria, quente, águas servidas e outras.
Uma infinidade de As Builts
Os projetos As Built podem ainda ser elaborados para levantamento de Sistemas de Climatização, Sistemas Preventivos de Incêndio, CFTV, Comunicação de voz e dados, e quaisquer outras instalações de uma edificação. É possível também elaborar um projeto As Built completo, que abranja arquitetura e toda a "infra" de instalações.
Por que elaborar um As Built?
Com o passar do tempo, uma edificação passa por diversas intervenções – reformas, ampliações, mudanças na forma de ocupação, e outras - que quase sempre deixam de ser documentadas. Muitas vezes também, durante o processo de execução são feitas alterações que causam divergências entre o projeto e o que foi construído. Assim, o As Built é elaborado para “atualizar” os projetos originais visando suprimir essas diferenças que podem causar conflitos e transtornos futuros para os usuários.
A finalidade de um Projeto As Built é documentar as condições de uma construção. Englobando sua configuração arquitetônica e instalações, manter um registro sempre atualizado da edificação garante maior segurança e praticidade na hora de intervir no espaço construído.
Referências:
PINHAL. O que é As Built?
2014. Disponível em:
<http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2014/03/as-built/>.
Acesso em: 12 dez. 2016.
Image: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/projetos-arquitetura-estrutura-maquete-3d-instalacoes-494405-MLB25020248993_082016-F.jpg